Como mudar nome e senha do Wi-Fi de forma rápida e fácil

Compartilhe

Normalmente, os roteadores vêm de fábrica com senhas terrivelmente complicadas e difíceis de lembrar, o que torna o processo de conectar os dispositivos à rede sem fio lento e complicado. Por isso, pode ser interessante mudar a senha para algo mais fácil de se lembrar.

Confira também:
Confira dicas para instalar um repetidor de sinal e ter Wi-Fi na casa toda
Home office: cinco dicas para melhorar a conexão Wi-Fi na quarentena

como mudar nome e senha do wifi

Se você quiser alterar o nome e a senha da rede, ensinaremos como fazer isso a seguir. O processo exato depende do seu roteador, mas em termos gerais é o mesmo para todos: é preciso acessar as configurações dele e mudar essas informações a partir de lá.

Para acessar as configurações do seu roteador, você precisará abrir um navegador, como o Chrome ou o Firefox. Em seguida, na barra de endereços, você precisa colocar o IP dele. Trata-se de um conjunto de quatro grupos de três números, cada grupo separado do demais por um ponto. Isso varia entre roteadores, mas alguns dos endereços mais comuns são 192.168.1.1, 192.168.0.1, 192.168.2.1, 10.0.0.1 e 10.0.1.1. Se algum desses endereços funcionar, vá direto ao passo 2. Se não, leia o passo 1.

1. Descubra o IP do seu roteador

como mudar nome e senha do wifi

Windows: na área de trabalho, aperte a tecla Windows + R, escreva “cmd” (sem as aspas) e aperte enter. Isso fará o prompt de comando aparecer. Não se assuste com a tela preta cheia de letras e símbolos. Escreva em seguida “ipconfig” (novamente sem aspas) e aperte enter. Um monte de dados aparecerão.

Procure por “Gateway padrão” e anote o número ao lado: esse é o endereço do roteador. Coloque esse endereço na barra do seu navegador e aperte enter.

como mudar nome e senha do wifi

Mac: Clique no menu Apple e selecione “Preferências do Sistema”. Em seguida, clique em “Rede” e, na tela que aparece, clique em “Avançado” no canto inferior direito da janela. Na próxima tela, selecione a opção “TCP / IP” e procure a informação “Roteador”: este é o endereço do roteador. Coloque esse endereço na barra do seu navegador e aperte enter.

2. Acesse as configurações do roteador

Seu navegador mostrará uma tela de login. Por padrão, o nome de usuário é “admin” e a senha padrão também é “admin”. O manual do seu roteador deve ter mais informações sobre a senha padrão dele. Se você mudou a senha e não se lembra dela, segure o botão liga/desliga do seu roteador por 30 segundos: isso reverterá a senha para o padrão.

como mudar nome e senha do wifi

3. Procure pelas configurações Wi-Fi ou Wireless

Novamente, isso varia entre roteadores diferentes. No entanto, todos eles devem ter uma guia ou menu chamado “Wi-Fi” ou “Wireless” (rede sem fio). Selecione-o. Se este menu contiver várias seções, procure a seção relacionada à segurança.

Confira também:
Confira dicas para instalar um repetidor de sinal e ter Wi-Fi na casa toda
Home office: cinco dicas para melhorar a conexão Wi-Fi na quarentena

4. Escolha um novo nome e senha para sua rede

Nesta página, você deve ver os campos chamados “SSID”, Nome da rede e Senha.”SSID” ou “Network Name” significam a mesma coisa: indique o nome sob o qual sua rede será exibida para dispositivos que “veem” redes Wi-Fi. Você pode nomeá-la como quiser, mas tente escolher o nome original para encontrar a rede facilmente e não se confunda ao se conectar.

imgO campo “Password”, por sua vez, indica a senha da rede. Para mudar a senha, basta trocar a informação deste campo. Pode ser necessário digitar a nova senha mais de uma vez, para garantir que as duas senhas combinam.

5. Confira o tipo de segurança

Já que você está aqui, aproveite para ver se há alguma informação quanto ao tipo de segurança de sua rede. Isso normalmente aparece em um campo com o nome “security mode” (modo de segurança) ou parecido. O ideal é selecionar um modo que inclua WPA2. Essa é a forma mais segura de criptografia que a maioria dos roteadores tem disponível.

6. Clique em “aplicar” ou “salvar”

Não se esqueça de clicar em “salvar mudanças”, “aplicar” ou algo do tipo antes de fechar o navegador! Senão, todo esse trabalho pode ter sido em vão. Pode ser que o seu roteador peça para que você o reinicie antes de aplicar as mudanças. Depois que ele se conectar novamente, sua rede já terá um novo nome e senha (e você precisará reconectar todos os dispositivos).

Confira também:
Confira dicas para instalar um repetidor de sinal e ter Wi-Fi na casa toda
Home office: cinco dicas para melhorar a conexão Wi-Fi na quarentena

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.