Qual a diferença de modem e roteador?

Compartilhe

Qual a diferença de modem e roteador? Muita gente pensa que esses dois nomes se referem a um mesmo aparelho, ainda mais hoje, onde é possível encontrar dispositivos que acumulam as duas funções. A verdade, entretanto, é que o modem e o roteador possuem características totalmente distinta.

Confira também:
Home office: cinco dicas para melhorar a conexão Wi-Fi na quarentena
Confira dicas para instalar um repetidor de sinal e ter Wi-Fi na casa toda

diferença de modem e roteador

Qual a diferença de modem e roteador?

O modem e o roteador são dispositivos parecidos, mas possuem diferenças de função bem claras. Vamos conhecer quais:

1. O que é modem?

diferença de modem e roteador

O modem é o dispositivo que leva a internet para a sua casa. É nele em que é feita a conexão física de rede (ADSL, cabo metálico, fibra óptica, etc.), que vem da fiação externa. Por padrão, ele também é responsável por distribuir a Internet para dispositivos externos. Geralmente, o modem é fornecido pelas operadoras de internet, mas também é possível comprá-lo à parte, desde que o usuário saiba qual a tecnologia da rede de internet da sua casa. Sendo assim, precisa de um modelo compatível.

2. O que é um roteador?

diferença de modem e roteador

Um roteador é um dispositivo responsável por distribuir a Internet para um ou mais dispositivos por meio de um cabo de rede ou de uma rede Wi-Fi. Eles também permitem conectar dispositivos de uma rede interna entre si, permitindo que troquem dados internamente, até mesmo sem uma conexão à internet pública. Isso acontece porque o roteador atribui um endereço IP a cada computador ou celular conectado à rede, e é através deles que você poderá acessar outros aparelhos e trocar arquivos com eles.

3. E o modem com roteador?

diferença de modem e roteador

Para usuários domésticos, roteadores e modems fornecidos por algumas empresas de telefonia e Internet são dispositivos universais: podem receber sinais da Internet e gerenciar todos os dispositivos conectados a ele e distribuir para todos pelas antenas Wi-Fi.

Se sua casa ou escritório for grande e você usar dispositivos que requerem acesso rápido à Internet, “modem com roteador” pode não ser a melhor escolha. Esses dispositivos são, em geral, bem básicos e podem ter pouco alcance, dependendo de onde e como forem instalados. Leia mais sobre a tecnologia Wi-Fi Mesh.
Neste caso, adquira um roteador de alto desempenho e configure o “modem com roteador” para funcionar apenas como um modem. Agora, se sua casa for menor e você não tiver tantos dispositivos Wi-Fi (ou usa a conexão cabeada), um “modem com roteador” é a melhor pedida, pela economia de espaço e energia.

Confira também:
Home office: cinco dicas para melhorar a conexão Wi-Fi na quarentena
Confira dicas para instalar um repetidor de sinal e ter Wi-Fi na casa toda

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.