A Pergunta Que Não Quer Calar: Vale A Pena Comprar Câmera Fotográfica Em 2020?

Compartilhe

As câmeras fotográficas podem ajudar muito no registro de momentos incríveis. Durante anos elas foram amplamente utilizadas como forma de eternizar momentos em família, a dois, entre amigos, viagens e eventos diversos. Mas ainda vale a pena comprar câmera fotográfica?

Hoje em dia, porém, é cada vez mais raro encontrar pessoas que investem dinheiro em câmera fotográfica. A maioria utiliza o próprio celular para fazer registros – e o avanço tecnológico de fato tem entregado resultados cada vez melhores.

câmera fotográfica em 2020 (3)

Naturalmente, existem diferenças essenciais entre a câmera fotográfica e a câmera do celular. Tudo vai depender de quais são as suas intenções com a fotografia. Então, vamos descobrir se vale a pena comprar câmera fotográfica.

Descubra Agora Se Vale A Pena Comprar Câmera Fotográfica Em 2020 – Câmera Fotográfica Em 2020

Se você quer ter uma boa câmera para fazer registros cotidianos, mas mesmo assim faz questão de uma qualidade impecável, então os celulares modernos com certeza darão conta do recado.

São aparelhos que trazem hoje resultados de imagens excelentes, com resolução ideal para publicações na internet, que ficam lindas vistas das telas de computadores, celulares ou tablets.

  • Câmera x celular:

A questão a ser feita na hora de decidir se vale a pena comprar câmera fotográfica em 2020 é: qual é a finalidade de suas imagens?

Se você pretende produzir imagens que sejam usadas para impressão, principalmente em grande escala – banners, álbuns, etc. – é importantíssimo usar uma câmera com resolução superior.

A câmera do celular possui um sensor de menor qualidade, o que acaba demandando também mais luz. Mesmo os celulares com capacidade específica para fotografias noturnas não conseguem ser tão bons quanto as câmeras profissionais.

Trocar De Lente Faz Diferença?

Outra função que as câmeras trazem é a possibilidade de trocar de lente. Com isso as fotos conseguem ser melhor executadas. Existem lentes ideais para retratos, paisagens, e algumas que trazem efeitos como desfoque – o caso da tilt shift.

Essa possibilidade acaba facilitando um pouco a obtenção de imagens perfeitas. Mitos celulares trazem consigo funções que também otimizam a produção de imagens, mas a sensibilidade das lentes traz uma contribuição para fotografias profissionais.

Nada impede, no entanto, que você potencialize a câmera do seu celular acoplando uma lente clip-on de primeira classe.

Então, o que é melhor? Câmera ou celular?

No fim das contas a decisão sobre se vale a pena comprar câmera fotográfica ou não é realmente a sua intenção com o produto final, ou seja, com a imagem.

A qualidade hoje é muito semelhante, embora olhos profissionais ainda consigam diferenciar com facilidade uma foto feita com smartphone e uma foto feita com uma DSLR.

Outra diferença que precisamos destacar é que a câmera permite um controle melhor no que diz respeito a exposição, ISO, velocidade e balanço de branco. Claro que os celulares hoje em dia também possuem algumas dessas funções – e aplicativos também podem ajudar – mas existem diferenças.

câmera fotográfica em 2020 (2)

Um Bom Celular Pode Ser O Bastante Para Fotos De Registro Particular

A verdade é que um celular de última geração pode surpreender na qualidade. As câmeras são um dos fatores mais importantes e competitivos das marcas, e por isso estão cada vez melhores.

Um bom celular com certeza pode suprir suas necessidades com relação à fotografia de qualidade, e não há necessidade de adquirir uma câmera caríssima se você não pretende se profissionalizar como fotógrafo.

Então, vale a pena comprar câmera fotográfica em 2020 se você tiver intenções que vão além do uso amador. Embora os telefones estejam cada vez mais modernos e com câmeras extremamente potentes, as câmeras ainda trazem funções únicas.

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.