O que é Software? Confira a definição e os tipos que existem

Compartilhe

O que é um software?

o que é software

Software é um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, seja ele um computador ou um aparato eletromecânico. É um termo geral usado para descrever instruções para programas, aplicativos, scripts, macros e código embutido direto (firmware) para indicar o que o computador deve executar.

Cada programa em seu computador, telefone celular, tablet, smart TV, console de videogame, decodificador, etc. é um software, como editores de texto, navegadores, editores de áudio ou vídeo, jogos, streaming de aplicativos, etc. O software pode assumir várias formas, desde aplicativos para dispositivos móveis até um conjunto de cartões perfurados usados ​​em computadores eletromecânicos.

Confira também:
O que é HTTPS: Entende como ele protege a navegação da Internet
O que significa bug: Descubra a origem da palavra e confira casos conhecidos

o que é software
Esta pilha de 62.000 cartões perfurados era o software de controle do SAGE. Tamanho dos dados? 5 MB

Os softwares se dividem em três categorias principais:

1. Software de programação

o que é software

Essas são as ferramentas que os programadores usam para desenvolver novos softwares e programas. Usam diferentes linguagens de programação (C, Java, Python, Swift, etc.) e abrigam compiladores, intérpretes e depuradores, por exemplo.

Os editores de texto, embora sejam softwares de aplicação também são softwares de programação, pois podem ser usados para escrever código.

2. Software de sistema

software de sistema

São os programas encarregados de fazer a comunicação entre o computador, que só entende linguagem de máquina, e o usuário, sendo a base em que outros softwares, como os de aplicação e os de programação irão rodar. Ou seja, são plataformas para rodar outros softwares.

Os sistemas operacionais como Windows, macOS, Linux, iOS, Android, por exemplo, são softwares de sistema. Em alguns casos, softwares de aplicação podem assumir o papel de sistemas operacionais, como o Chrome OS, onde o navegador é um software de sistema e de aplicação.

Firmwares, softwares de automação industrial e motores gráficos de jogos também são exemplos de softwares de sistema.

3. Software de aplicação

Os softwares de aplicação, por sua vez, são os programas que você conhece: players de vídeo e música, jogos, editores de textos, calculadoras, navegadores, apps de redes sociais e etc.

Um software de aplicação tem como função executar tarefas das mais diversas, que podem ser de uso individual ou até mesmo global, o que pede que eles sejam mais robustos e seguros.

Confira também:
O que é HTTPS: Entende como ele protege a navegação da Internet
O que significa bug: Descubra a origem da palavra e confira casos conhecidos

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.