O Zoom é um software de videoconferência que está sendo muito utilizado durante o isolamento ocasionada pela pandemia. Para conversar com amigos ou fazer reuniões no home office, o programa se sobressai por ser fácil de usar e possibilitar realizar videochamadas gratuitas com até 100 pessoas simultaneamente, durante 40 minutos. No entanto, foi assunto de uma polêmica que envolveu várias possíveis brechas de segurança. A empresa explicou que está trabalhando para arrumar as vulnerabilidades e que os usuários podem continuar usando o serviço. Nesse meio tempo, especialistas recomendam o programa apenas para uso doméstico ou para reuniões em que o assunto não sejam assuntos confidenciais ou sensíveis.

O software fornece um pacote completo de funcionalidades, como criação de salas com link, moderação de participantes, compartilhamento de tela e quadro branco. Entretanto, algumas delas não são conhecidas da maioria do público. Confira 6 recursos pouco conhecidos do Zoom que podem melhorar a sua produtividade e, até mesmo, melhorar a segurança durante a utilização do programa.
1. Reunião com senha
Por padrão, as reuniões do Zoom não têm senha e podem ficar desprotegidas contra invasores. Para se precaver, é aconselhável agendar a videoconferência e habilitar a entrada com senha. Dessa forma, só poderá acessar a sala quem foi, de fato, convidado, diminuindo as chances de pessoas não autorizadas bisbilhotarem uma conversa privada. No momento que o recurso é habilitado, o link da reunião recebe um código a mais e quem preferir acessar por ID precisa digitar a senha manualmente.

2. Sala de espera
A Sala de Espera é uma funcionalidade que também dificulta a entrada de pessoas não convidadas em uma reunião. Quando ativado, o recurso coloca os convidados que vão entrando na sala em um ambiente controlado onde não é possível conversar ou ligar câmera e microfone. Antes de iniciar a conferência, o anfitrião pode verificar os nomes dos contatos e aprovar as entradas um de cada vez. Essa é uma forma de também permitir a entrada dos participantes antes do anfitrião sem haver perigo de que as pessoas conversem entre si sem monitoramento.

3. Reuniões frequentes
Equipes que realizam videoconferências frequentemente ou que necessitam estar conectadas o constantemente podem criar uma sala fixa no Zoom. Para isso, só é preciso agendar uma reunião e deixar marcada a caixa “Reunião recorrente”. O software vai criar uma sala com ID permanente que pode ser compartilhado com a equipe para se conectar a qualquer momento, já que o link de convite não vai mudar. A funcionalidade pode ser interessante principalmente para duas pessoas que precisam estar online durante grande parte do dia, uma vez que o limite de 40 minutos só vale para conferências a partir de três membros.

4. Criação de canais
O Zoom possibilita criar grupos para conversar por texto e trocar arquivos fora de reuniões, além de realizar chamadas com diversas pessoas em um clique. Para utilizar a funcionalidade, primeiro é necessário adicionar contatos à agenda: acessando a aba “Contatos” e clicando no botão de “mais” do lado para adicionar contatos pelo e-mail ou copiar um link de convite e compartilhar no WhatsApp. Depois, vá até o submenu “Canais”, crie um grupo e adicione as pessoas para criar uma sala de conversa que pode ficar ativa mesmo depois da reunião. A função é interessante, por exemplo, para professores que precisam organizar alunos por turmas.

5. Salas simultâneas
A função Salas Simultâneas é outra que pode auxiliar muito os professores. Usando-a, o anfitrião pode separar os participantes de uma aula online em subgrupos, cada um com suas próprias videoconferências. É possível estipular a quantidade de participantes ou de grupos, reorganizar os membros manualmente e determinar um tempo para que os grupos sejam desfeitos e todos retornem ao mesmo tempo para a videochamada principal.
Ative a função nas configurações de reunião na conta do Zoom pela web antes de usá-la. A alteração vai habilitar o botão “Salas simultâneas” na barra na parte inferior do software.

6. Entrada na reunião em silêncio
É possível desabilitar o microfone antes de entrar na reunião para não atrapalhar uma apresentação em curso. O anfitrião pode achar o botão para essa função no painel de participantes. Também é possível que o próprio participante silencie o seu microfone por padrão para todas as reuniões: para isso, ele vai precisar acessar as configurações, ir até o menu de áudio e desmarcar a opção de incluir áudio do computador automaticamente ao entrar em uma reunião.

