Muitas franquias pioneiras no mundo dos jogos seguem ativas até os dias de hoje, em versões mais recentes mas que ainda mantêm a sua essência. Séries como, Street Fighter e The Legend of Zelda tiveram várias mudanças ao longo dos anos, mantendo sua comunidade de fãs. Há ainda o caso de jogos como Tomb Raider ou Doom que receberam reedições bem diferentes dos clássicos, mas que também marcaram as gerações mais novas. Boa parte da percepção do quanto esses jogos evoluíram está na parte gráfica.
Confira também:
Internet Archive: como jogar games clássicos da década de 80 e 90 pelo PC
5 jogos de tabuleiro online para se divertir com amigos
Veja, na lista a seguir, os gráficos de alguns jogos atuais comparados com quando eles foram lançados. Confira a evolução visual de grandes clássicos como The Sims e Castle Wolfenstein abaixo.
Tomb Raider: Shadow of the Tomb Raider
Tomb Raider, que foi originalmente lançado em 1996, é um jogo de aventura protagonizado pela arqueóloga britânica Lara Croft. O título fez muito sucesso com a sua mecânica de exploração inovadora e se tornou uma grande influência entre os games de aventura. A franquia teve o seu primeiro reboot em 2006 após passar para as mãos da Crystal Dynamics.
Depois, ela teve um novo recomeço com a Square Enix em uma trilogia que se encerrou com Shadow of the Tomb Raider em 2018. A personagem Lara Croft retornou com visual e história reformulados a cada lançamento. Que também atualizavam mecânicas e cenários, aproveitando muito bem as tecnologias das novas gerações.
The Sims – The Sims 4
Quando foi lançado em 2000, o simulador de vida The Sims foi um sucesso absoluto. Com um estilo cômico, ele colocava o jogador no controle dos divertidos Sims, habitantes de uma cidade virtual que podiam trabalhar, casar, ter filhos e fazer diversas atividades. Depois de várias expansões, The Sims também recebeu algumas sequências, spin-offs e versões mobile.
O jogo mais recente da série é The Sims 4 de 2014, que possui gráficos totalmente em 3D, um número muito maior de atividades, mais possibilidades no modo de construção e ainda incorpora alguns recursos online. A sua expansão mais recente, Vida Sustentável, foi lançada em junho de 2020.
Castle Wolfenstein – Wolfenstein: Youngblood
A franquia Wolfenstein nasceu em 1981 com o jogo de ação para computadores Castle Wolfenstein. Baseado no filme de guerra Os Canhões de Navarone, ele teve diversas sequências, entre elas Wolfenstein 3D de 1992, que foi muito influente para os jogos de FPS modernos.
Em 2019, a franquia recebeu o game Wolfenstein: Youngblood, um shooter cooperativo com missões não-lineares e equipamentos e habilidades para desbloquear. A franquia também já tem um jogo de realidade virtual, Wolfenstein: Cyberpilot.
Doom – Doom Eternal
Quando Doom foi lançado, em 1993, ele se tornou um marco dos videogames. Até hoje, ele é conhecido como um dos mais influentes da história dos games, sendo precursor entre os jogos de tiro em primeira pessoa 3D. Em um primeiro momento, com gráficos primitivos, constituídos por blocos, Doom foi progredindo ao longo dos anos. Em 2016, a id Software lançou um reboot da série com gráficos aprimorados e aproveitando recursos dos PCs e consoles modernos. O último lançamento foi Doom Eternal de 2020, sequência do reboot que traz um Doom Slayer com mais equipamentos e mobilidade.
Street Fighter – Street Fighter 5
treet Fighter é uma das mais populares franquias de jogos de luta no mercado, mas a série passou por muitas transformações ao longo dos anos. A franquia nasceu como um jogo de arcade em 1987 que tinha um gameplay bem mais simples e acabou não ficando tão popular.
O sucesso veio mesmo quando foi lançado Street Fighter II: The World Warrior em 1991 com vários personagens para selecionar, cada um com o seu próprio estilo de luta, e um gameplay aprimorado com combos e golpes especiais.
O jogo mais recente da série, Street Fighter 5 de 2016, já tem um grande elenco de personagens, opções de customização, competitivo online e gráficos aprimorados para os consoles de nova geração.
The Legend of Zelda – Breath of the Wild
Em 1986 chegava ao mercado The Legend of Zelda, um jogo de aventura para Famicom protagonizado por um garoto chamado Link. Com visão superior e gráficos em 8-bit, o game foi um grande sucesso comercial, dando origem a uma série repleta de títulos aclamados como The Legend of Zelda: A Link to the Past do SNES, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e The Legend of Zelda: Majora’s Mask do Nintendo 64.
Em 2017, foi lançado para o Nintendo Wii U e Switch The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um jogo de aventura em mundo aberto com gráficos realistas e a quebra de vários paradigmas da série. Breath of the Wild foi julgado por alguns críticos como um dos melhores games de todos os tempos, e é a adição mais recente à franquia.
Super Mario Bros. – Super Mario Odyssey
Apesar de não ter sido o primeiro jogo do personagem, a franquia protagonizada pelo encanador bigodudo surgiu em 1985 com Super Mario Bros. No jogo de plataforma 8-bit, os irmãos Mario e Luigi viviam uma aventura pelo Reino do Cogumelo para resgatar a Princesa Toadstool, que foi raptada pelo Rei Bowser. A série seguiu evoluindo junto com os consoles da Nintendo, com grandes jogos como Super Mario Bros. 3 de NES, Super Mario World de SNES e Super Mario 64 do Nintendo 64.
Em 2017 foi lançado para o Nintendo Switch o título Super Mario Odyssey. Um game 3D estilo sandbox em que Mario e seu companheiro Cappy viajam por vários reinos em busca das Power Moons para impedir Bowser de se casar com a Princesa. Super Mario Odyssey trouxe novas mecânicas para o game, muitas aproveitando a habilidade de transformação do personagem Cappy.
Confira também:
Internet Archive: como jogar games clássicos da década de 80 e 90 pelo PC
5 jogos de tabuleiro online para se divertir com amigos
seja o primeiro a comentar