PS5 vs PS4: confira o comparativo de design dos consoles e dos acessórios

Compartilhe

A Sony revelou vários jogos e o design do PlayStation 5 (PS5) em um evento online, transmitido na quinta-feira (11). Como o videogame chega ao estará disponível para venda ainda este ano, os donos do PlayStation 4 (PS4) começam a pensar sobre atualizar o equipamento, porém será que vale a pena mudar de console, sem levar em conta os novos games?

Confira também:
PlayStation 5 (PS5) vs Xbox Series X: comparativo de design dos novos consoles
Jogos de PlayStation 5 (PS5): veja lista de games confirmados até agora

Saiba algumas das principais diferenças visuais e funcionais que o PlayStation 5 deve trazer em relação ao PS4, inclusive sobre os acessórios, e se prepare para receber a nova geração. Vale lembrar que o PS5 tem previsão de lançamento para o fim de 2020, porém ainda sem data específica ou preço definido.

ps5-vs-ps4-img1

Visual geral

As medidas oficiais do PS5 ainda não foram divulgadas pela Sony, mas é possível fazer uma comparação usando a entrada de CD do console, revelando que o PS5 é maior que o PS4 em comprimento. Isso fica claro quando ele está na posição “em pé”, que parece ser o novo padrão para a empresa. Mesmo o PS4 Pro, maior versão do console, não chega ao tamanho do PS5.

ps5-vs-ps4-img2
Além disso, a maior diferença entre os consoles, claro, está na cor. O PS4 só existe em modelos pretos por padrão – descontando eventuais edições especiais e temáticas de jogos. Já o PS5 terá um misto entre preto e branco, com maior destaque nas partes claras.

Funcional

Como citado, o PS5 parece ter uma posição padrão “de pé”, apoiado em uma pequena base que o mantém na vertical. Porém, será possível usar o console também deitado, na horizontal.

ps5-vs-ps4-img3
Já o PS4 tem apenas a opção horizontal. O aparelho nunca foi anunciado pela Sony com uma opção para ser utilizado na vertical, mesmo nos primeiros anúncios e no lançamento. Na prática, não muda nada, mas pode impactar na forma como o jogador arruma a estante onde fica o console.

Digital e físico

A Sony inova ao trazer o PS5 em duas opções: uma com entrada para discos Blu-Ray para jogos e filmes, outra sem entrada para disco, compatível apenas com conteúdo digital, como games baixados na PSN. Os preços não foram revelados, mas há uma tese de que a edição digital seja mais barata.

ps5-vs-ps4-img4
O PS4 nunca teve esta segunda opção totalmente digital. Ainda que muitos jogadores optem por comprar apenas games baixados na PSN, todos os modelos do PS4 acompanham entrada para discos de jogos ou filmes.

Controles

Como já havia sido revelado, o DualSense é o novo controle do PS5. Ele acompanha inúmeras mudanças, que vão além do nome. Gatilhos adaptados e sensor de feedback tátil são algumas das principais inclusões do DualSense, que também terá microfone embutido e novas formas de jogar com sensores.

img5

Tudo isso é uma enorme mudança em relação ao DualShock 4, do PS4. O atual controle da Sony se parece bastante com o DualShock 3, do PS3, trazendo como adições um painel sensível ao toque, alto-falante, entrada para fone de ouvido e um trecho luminoso. Já o DualSense substitui as caixas de som pelo microfone, muda o material para deixar o controle mais fácil de segurar e sem escorregões, além da evolução dos botões.

Fones de ouvido

O PS5 já foi anunciado com um fone de ouvido oficial da Sony, mas pouco se sabe sobre seu nome ou especificações técnicas. O acessório não virá com o console no pacote mais básico, só em edições especiais, e será vendido à parte. Assim como o PS5, o fone de ouvido é branco e deve utilizar comunicação Bluetooth. O PS4 tem algumas opções já lançadas de fones de ouvido oficiais da própria Sony, mas todos eles devem ser compatíveis com o PS5, graças à tecnologia Bluetooth.

img6

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.