Free Fire: Garena fala sobre curiosidades da origem e criação do game

Compartilhe

Free Fire é um jogo Battle Royale gratuito da Garena disponível para baixar em celulares Android e iPhone (iOS). O game virou um dos mais populares no Brasil e foi o título mobile mais baixado no mundo em 2019, com um número de downloads superior ao seu principal concorrente, PlayerUnknown’s Battlegrounds para smartphones (PUBG Mobile). Alguns dados sobre a origem do Free Fire, no entanto, ainda são desconhecidos. Veja, a seguir, alguns fatos sobre a origem do FF.

free-fire-img

Veja também:
Internet Archive: como jogar games clássicos da década de 80 e 90 pelo PC
Call of Duty: curiosidades sobre a franquia de jogos de tiro nos esports

Um pouco antes do Free Fire…

A Garena foi fundada em 2009, porém só em 2014 que ela montou seu próprio estúdio para começar a criar seus títulos. Esse intervalo, no entanto, foi importante para empresa entender as demandas do mercado. “Quando montamos nosso próprio estúdio e entramos no desenvolvimento de jogos, pudemos aproveitar uma grande quantidade de informações sobre os hábitos e preferências dos jogadores”, revelou a empresa.
Por isso a Garena sempre focou nos games mobile, que têm ganhado popularidade nos últimos anos. “Vimos como a progressiva penetração de celulares estava transformando como e quando nossos jogadores queriam jogar”, comentou.

Free Fire foi pensado exclusivamente para hardwares fracos

Free Fire é um jogo famoso por rodar até nos celulares mais básicos. E a Garena explica que tudo isso foi planejado com atenção. “Começamos a desenvolver o Free Fire pois percebemos que os players queriam um jogo Battle Royale demasiadamente agradável e imersivo, projetado especialmente para smartphones. Isso apresentou um desafio significativo: como poderíamos incluir uma experiência premium do Battle Royale em um formato compatível com dispositivos móveis que todos pudessem desfrutar”, detalhou a empresa.
“Tínhamos conhecimento de que, se usasse muita memória, consumisse muito poder de processamento ou muitos dados, várias pessoas não iriam joga-lo”. A estratégia de acessibilidade aparentemente funcionou. O game atingiu recentemente um novo recorde de usuários ativos: 80 milhões de jogadores ao mesmo tempo.

Qual é o motor gráfico do Free Fire?

Free Fire foi desenvolvido com o motor gráfico Unity, uma plataforma de criação de jogos da Unity Technologies. De acordo com a Garena, a razão da escolha da plataforma foi porque a “equipe tinha o nível certo de experiência e recursos com o mecanismo”. Outros jogos populares também utilizaram a plataforma, como Hollow Knight e Cuphead, por exemplo. Assim como Free Fire, esses games são leves.

free-fire-img2

Onde Free Fire é mais popular no mundo?

Segundo a desenvolvedora, a América Latina é a região do mundo onde o Battle Royale é mais popular, mas ele também tem muitos players na Ásia. Diversos mercados como a Índia e o Oriente Médio também começaram a aderir ao jogo mais recentemente.

Free Fire conta com mais de 300 desenvolvedores atualmente

A empresa revelou que conta com mais de 300 desenvolvedores em sua equipe. O número de funcionários trabalhando no escritório do Brasil, que fica em São Paulo, não foi revelado por questões de segurança. A empresa contou, no entanto, que têm sedes nas regiões do mundo onde o game é mais popular e que os profissionais são “jogadores apaixonados e que sabem o que o público local quer”. O objetivo da estratégia é adaptar o jogo aos gostos e preferências locais. “Ainda estamos empregando e sempre atentos aos fãs de games”.

free-fire-img3

Crossover no Brasil e no mundo

No Brasil, Free Fire recebeu em 2019 o DJ Alok como personagem. A parceria também ganhou uma canção que virou tema do Mundial de Free Fire do mesmo ano, o Free Fire World Series. Mas não foi só por aqui que o game fez crossover com celebridades. Na Indonésia, por exemplo, o game teve uma parceria com Joe Taslim, estrela de Mortal Kombat na região. O game recebeu o personagem jogável chamado Jota, inspirado no próprio Joe. “Para promover isso, também trabalhamos com um dos diretores mais populares da Indonésia para criar um curta-metragem com Joe mostrando suas famosas habilidades em artes marciais”, revelou a Garena.

Veja também:
Internet Archive: como jogar games clássicos da década de 80 e 90 pelo PC
Call of Duty: curiosidades sobre a franquia de jogos de tiro nos esports

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.