Cinco modelos em 3D escondidos na pesquisa do Google

Compartilhe

O Google disponibiliza imagens em 3D de alguns termos pesquisados na página de busca pelo celular. Usuários podem achar representações em 3D de diversos animais, partes do corpo e modelos de células no navegador, para ter uma visualização detalhada daquele item. Além disso, é possível aplicar a figura tridimensional no ambiente real, usando a câmera do smartphone, por meio do recurso de realidade aumentada.
As exibições em 3D do Google ganharam popularidade em março, quando a lista de animais ganhou novos bichos para brincar e viralizou nas redes sociais. O recurso também foi aperfeiçoado em maio com a possibilidade de tirar fotos e gravar vídeos com as figuras no ambiente para salvar no celular Android ou iPhone (iOS). Confira, na lista a seguir, cinco modelos em 3D que podem ser encontrados na pesquisa do Google.

Confira também:
6 funções poucos conhecidas do Google Chrome para celular
Como escanear documentos pelo celular usando o Google Drive

modelos-em-3d

1. Animais

modelos-em-3d-img1

O Google permite visualizar os seguintes animais em 3D no buscador: aligátor americano, urso, gato, cachorro, guepardo, lobo, pato, águia, pinguim, panda, cabra, ouriço-terrestre, cavalo, pônei, leão, tigre, arara, polvo, tubarão, guaxinim, cobra e tartaruga.
Para encontrá-los, basta pesquisar pelo nome do bicho usando a busca no celular e localizar, nos resultados a seção “Veja em 3D”. Após realizar um reconhecimento do ambiente, o animal será adicionado à imagem e poderá ser movimentado e redimensionado em qualquer local ao seu redor. O recurso permite observar como o animal se comporta, e escutar os sons produzidos por ele de forma artificial.

2. Figuras de datas comemorativas

Alguns personagens de datas comemorativas também podem ser visualizados em 3D pelo buscador no celular. É o caso do Papai Noel, que pode ser encontrado pesquisando pelo termo “Santa Search”. Noel pode ser movimentado da mesma forma que os animais na tela, e também é possível fazer fotos e vídeos com o bom velhinho no ambiente. Na Páscoa deste ano, o Coelhinho da Páscoa também esteve visível para quem pesquisasse pelo termo “Coelhinho da Páscoa” no Google.

modelos-em-3d-img2

3. Atrações de museus

Uma integração com o Google Arts & Culture permite visualizar peças de museus famosos em 3D e colocá-las no seu ambiente em realidade aumentada. Pesquisando pelo nome do astronauta “Neil Armstrong”, o primeiro homem a pisar na Lua, é possível visualizar seu traje espacial em 3D em tamanho real. Buscando pela “Caverna Chauvet”, o usuário poderá ver de perto algumas das pinturas rupestres mais famosas do mundo.

Confira também:
6 funções poucos conhecidas do Google Chrome para celular
Como escanear documentos pelo celular usando o Google Drive

4. Partes do corpo humano

O Google permite explorar 11 sistemas do corpo humano em tamanho real e em 3D pelo celular. Para isso, basta pesquisar por termos como “esqueleto humano”, “sistema circulatório” ou “sistema muscular”, por exemplo, e selecionar a opção de “Ver em 3D”. O corpo humano é exibido no ambiente do usuário, acompanhado de indicações com a nomenclatura de cada parte daquele sistema. A ação é uma parceria com a plataforma de softwares em 3D BioDigital.

img4

5. Modelos de células

Estudar ciências também pode ser mais divertido com os elementos microscópicos em 3D do Google. Ao pesquisar por nomes de células animais, vegetais e bacterianas, o usuário poderá se deparar com uma representação em 3D daquele item, incluindo tags com a nomenclatura de cada parte da sua estrutura. Para acessar, pesquise por termos como “mitocôndrias”, por exemplo.

Confira também:
6 funções poucos conhecidas do Google Chrome para celular
Como escanear documentos pelo celular usando o Google Drive

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.