8 cursos de TI online e grátis para fazer durante a quarentena

Compartilhe

Diversos sites e plataformas de ensino a distância oferecem cursos em áreas de desenvolvimento de software e gestão de TI. As aulas online vão desde a introdução até formações mais avançadas com certificado. Como a área de tecnologia da informação está em constante evolução, acompanhar as tendências do mercado é uma necessidade para estudantes e profissionais. Veja, a seguir, uma lista com cursos e aulas, além de eventos online (workshops, seminários e palestras), que são grátis e vão ajudar no seu processo de aprendizado.

1. Udemy

cursos-de-ti-img1

A Udemy conta com algumas formações completamente gratuitas. Entre os destaques estão os cursos para aprender a utilizar as ferramentas de controle de versão Git e GitHub e aulas para dominar Linux. Há também lições introdutórias para aprender a programar, utilizar SQL e banco de dados e aplicar tecnologias recentes no mercado como o Firebase.
A plataforma dá acesso vitalício aos cursos – o que significa que você pode garantir qualquer um deles, mesmo que o cardápio de cursos grátis varie com o tempo. Bem organizado, o site é fácil de usar, oferece app para celular e dá direito a certificados.

2. Google Ateliê Digital

cursos-de-ti-img2

Plataforma do Google, o Ateliê Digital conta com 19 cursos que convergem para a área de TI a partir de currículos centrados em marketing digital, tecnologia e dados, além de desenvolvimento de carreira. Uma limitação da plataforma é que a oferta de certificado fica restrita apenas ao curso de Fundamentos do Marketing Digital, com 40 horas.
Quem dispensar o certificado, pode aproveitar as aulas sobre estratégias e boas práticas no desafio de levar uma empresa para a Internet. Elas incluem a construção de relações positivas com clientes por meio da web e a potencialização de páginas para serem encontradas mais facilmente no Google.

3. Brasil + Digital

cursos-de-ti-img3

O site Brasil + Digital oferece uma grande variedade de cursos, totalizando 1.500 horas de aula, para profissionais e estudantes da área de TI. Entre as opções disponíveis estão formações para uso de softwares básicos, como o Office. Também é possível prender a programar do zero, ou interagir com linguagens de programação e tecnologias famosas.
Os cursos variam em duração e complexidade e alguns incluem materiais introdutórios ou aulas mais interativas. A plataforma dá direito a certificado de conclusão e ainda divulga vagas disponíveis na área de TI para profissionais de todo o Brasil. É possível cadastrar o currículo, acompanhar vídeos com casos de sucesso e informações sobre o mercado e ter acesso a uma lista de eventos interessantes do setor.

4. Learcafe

cursos-de-ti-img4

Assim como a Udemy, o Learncafe é uma plataforma de ensino a distância bastante popular e com vasta oferta de cursos gratuitos. O usuário acha desde materiais introdutórios para aprender a utlizar o Windows Server, sistemas Linux e softwares do Office, até materiais mais direcionados, como cursos para dominar WordPress e colocar um site no ar. Dá para achar, inclusive, conteúdo sobre linguagens de programação e tecnologias bastante difundidas no mercado, como o ReactJS do Facebook.
Os cursos grátis do Learncafe podem ter restrições de prazo para conclusão, o que significa que se você não terminar dentro do período pode perder o acesso ao material. As formações contam com vídeo aulas e fórum de suporte e dão direito a certificado de conclusão.

5. Digital Innovation One

cursos-de-ti-img5

Focado na área de desenvolvimento de software, o Digital Innovation One conta com um bom repertório de formações para programadores . O site traz cursos de perfil introdutório gratuitos, oferece certificados, e pode conduzir o profissional ou estudante por um processo de formação bastante completo, do mais simples ao avançado.
Para ter acesso aos cursos, é preciso fazer um cadastro que filtra os interesses do aluno pelas tecnologias que deseja aprender e aquelas que já domina. Além da possibilidade de fazer cursos, o site oferece uma central de vagas para quem busca emprego na área de TI.

6. Fundação Bradesco – Escola Virtual

img6

A Escola Virtual da Fundação Bradesco disponibiliza cursos completos, com direito a certificado de conclusão. Há formações para quem quer aprender sobre bancos de dados, desenvolver softwares, aplicativos de celular ou afiar habilidades e conhecimentos em governança de TI e infraestrutura.
Embora gratuitos, os cursos têm prazo de conclusão de até 60 dias e seguem um ritmo um pouco diferente de outras plataformas, que são mais centradas em vídeo aulas. Os cursos são ricos em materiais didáticos, oferecendo testes e desafios durante todo o processo de aprendizado.

7. TIMTec

img7

Criado pelo Instituto TIM, o serviço TIMTec disponibiliza cursos atuais em várias áreas. Para profissionais de TI, há materiais de introdução a linguagens de programação como PHP, Java e Python e formação em Javascript. Há também lições para construir APIs tipo REST, formação voltada para o uso de bancos de dados e SQL e até mesmo desenvolvimento de games.
Em formato vídeo aulas divididas em módulos, os cursos oferecem material de apoio com links para aprofundar os conteúdos e um espaço para fazer anotações. Uma limitação da plataforma é que os cursos não contam com certificados de conclusão.
.

8. edX

img8

O edX é uma plataforma de ensino a distância que agrega aulas de graça produzidas e organizadas pelas principais universidades e empresas do mundo. Por conta disso, é possível encontrar material criado por professores de instituições reconhecidas, como Harvard, Cambridge e MIT. As limitações são o idioma – os conteúdos são em inglês e vão exigir do aluno o domínio da língua – e os cronogramas: alguns cursos têm data de início e término e podem exigir disciplina para acompanhar todo o conteúdo.

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.