Confira dicas para instalar um repetidor de sinal e ter Wi-Fi na casa toda

Compartilhe

Conheça algumas medidas que podem fazer seu repetidor ter um melhor desempenho
Repetidores de sinal são uma boa alternativa para quem precisa aumentar o alcance do sinal Wi-Fi. Marcas como TP-Link, D-Link e Multilaser fornecem aparelhos do tipo no mercado nacional por preços a partir de R$ 45. Esses dispositivos prometem ser uma alternativa mais barata do que roteadores potentes e sistemas Mesh, porém precisam ser instalados da maneira correta para funcionar bem. Confira a seguir algumas dicas para usar um repetidor e melhorar sua rede sem fio pagando menos.

Estabelecer o tipo de uso

O primeiro passo é estabelecer qual a principal função do repetidor em sua rede. Isso porque os dispositivos podem ser usados não só para expandir o alcance do roteador, porém também para criar um tipo de Wi-Fi auxiliar, como uma rede de convidados ou um sinal para um dispositivo ou cômodo específico. Portanto, é importante verificar os recursos que o dispositivo proporciona antes de comprar, porque alguns modelos oferecem configurações mais avançadas que outros. Isso torna possível fazer diferentes tipos de uso desses repetidores, além de apenas replicar a rede.

Configurações simples

Configurar um repetidor não é tão difícil quanto parece, até porque quando o modelo traz função WPS, existente também em alguns roteadores. Dessa maneira, o usuário pode parear ambos apertando o botão em nos dois dispositivos ao mesmo tempo. Alguns repetidores oferecem ainda a possibilidade de configuração por meio de aplicativos para smartphone, o que deve facilitar bastante instalação e ajustes em uma interface mais simplificada.

repetidor

Tomadas altas

Existem várias formas de melhorar a qualidade do Wi-Fi. Uma delas é deixar os roteadores em locais mais altos na casa, o que favorece à propagação do sinal pela casa e também evita que as ondas encontrem muitas barreiras. Como os repetidores funcionam ligados diretamente em uma tomada, a decisão de onde será lugar ideal pode ser um pouco problemática. Logo, a dica é escolher o lugar mais alto possível – desde que o sinal principal chegue até lá e o dispositivo consiga cobrir a área desejada.

repetidor-2

Longe do roteador (mas não tanto)

Como o repetidor expande um sinal primário, o aparelho não pode ser instalado tão longe do roteador. Por isso, é essencial posicionar o repetidor a uma distância do roteador suficiente para que ele receba o sinal do aparelho principal e também tenha uma conexão estável.
Antes de instalar o repetidor, use um celular ou notebook para verificar a intensidade do sinal no local escolhido. Existem diversos sites e apps que podem ajudar os usuários a entender qual a melhor posição, mostrando de maneira clara a qualidade e intensidade do sinal pela casa.

repetidor-4

Evitar obstáculos

Como também acontece com os roteadores, os repetidores precisam ser posicionados de uma maneira adequada para fornecer uma rede com bom desempenho e boa qualidade de transmissão. Dê preferencia, posicione o equipamento em locais que tenham uma quantidade menor de obstáculos, tanto em relação ao roteador quanto à área que precisa receber o sinal.
A maior parte dos repetidores disponíveis têm luzes que sinalizam a intensidade do sinal recebido, o que auxilia na hora da instalação. Além disso, é importante observar se há objetos por perto que podem dificultar a distribuição das ondas, evitando posicionar o repetidor em lugares próximos.

img

Distância suficiente para ligar o cabo

Alguns modelos de repetidor não só permitem que o alcance do Wi-Fi seja ampliado, mas também oferecem conexão via cabo. Dessa maneira, o usuário também pode conectar dispositivos mais afastados e que não tenham suporte a conexões sem fio, como desktops, impressoras ou até televisões mais antigas. Para isso, é necessário que o dispositivo Wi-Fi esteja em uma tomada com distância adequada para ligar um cabo Ethernet, sem atrapalhar a movimentação pelo local.

img

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.