Tudo sobre o Core i5 9400F: ficha técnica o preço do chip Intel

Compartilhe

O processador Core i5 9400F de 9º geração da Intel promete melhor desempenho para jogos e maior produtividade

O Core i5 9400F é um processador intermediário da 9ª geração da Intel. O modelo promete desempenho adequado para executar jogos e programas de produtividade com velocidades entre 2,9 e 4,1 GHz. O componente possui seis núcleos e está sendo vendido por, pelo menos, R$ 685, sendo uma alternativa interessante em termos de custo. Apesar disso, a CPU não possui mais uma solução gráfica integrada, o que pode ser benéfico ao montar um PC mais barato. Confira abaixo informações adicionais sobre o chip Intel e descubra se é uma boa escolha para você.

tudo-sobre-o-core-i5-9400f-ficha-tecnica-e-preco-do-chip-intel-2

Desempenho

O Intel Core i5 9400F é um hexa-core sem a tecnologia Hyper-Threading. Logo, ele é comporto por seis núcleos físicos e as mesmas seis threads. O clock do produto pode atingir 4,1 GHz e não tem suporte para overclock. A CPU foi desenvolvida em um processo de produção de 14 nm, o que deve garantir uma boa parte da nova tecnologia da Intel, além de uma boa relação entre consumo e desempenho.

Seja em produtividade ou em games, o processador garante uma boa performance, sendo capaz de reproduzir softwares profissionais mais exigentes e também jogos modernos. Seu desempenho geral ao executar games vai depender também da GPU dedicada usada no dispositivo. O clock turbo de 4,1 GHz, por sua vez, está dentro dos requisitos dos processadores intermediários e, embora seja o máximo oferecido, deve ser suficiente para atender os diversos tipos de uso.

Consumo

Os processadores modernos tentam ser mais eficientes. Assim, a maioria dos modelos intermediários da Intel trabalham com 65 Watt TDP, assim como o Intel Core i5 9400F. Essa variedade, combinada com o bloqueio para overclock, faz com que o calor gerado pelo componente seja dissipado sem esforço, usando até mesmo as soluções térmicas mais modestas. Isso se deve ao fato de que o chip por si só deve realizar um controle inteligente das frequências e, consequentemente, fornecer um consumo mais baixo.

Placa-mãe

O socket LGA1151 usado no processador Intel possui vários chipsets, o que possibilita que os processadores possam ter uma extensa variedade de placas-mãe voltadas para vários segmentos. O H110, por exemplo, é uma porta de entrada, ou seja, não oferece suporte a tecnologias como memórias Inter Optane, normalmente. Apesar disso, pode ser encontrado a preços mais baixos, com placas a partir de R $ 320.

O chipset Z270, alternativamente, oferece mais variedade de recursos, com componentes que, da mesma forma que proporcionam desempenho extra, trazem ainda um design mais arrojado e construção que promete maios durabilidade. Placas com o modelo parecem no mercado brasileiro por preços médias de R $ 700.

Concorrentes

O principal concorrente do Intel Core i5 9400F é o AMD Ryzen 5 2600. O chip da AMD oferece seis núcleos e 12 threads, com frequências entre 3,4 e 3,9 GHz. Há também a possibilidade de overclock, que pode trazer alguma vantagem ao modelo rival. O Ryzen 5 2600 utiliza o soquete AM4, que torna o produto compatível com a maioria das placas-mãe para processadores da marca. Essas CPUs exigem a BIOS atualizada para dar suporte a todos os produtos da linha Ryzen.

Custo-benefício

Com o preço a partir de R$ 685 no Brasil, segundo o site oficial da Intel, o Core i5 9400F deve agradar ao máximo de clientes devido ao seu perfil econômico. Apesar disso, é necessário considerar a necessidade de instalar uma placa de vídeo dedicada, pois não há solução gráfica incorporada no produto. E o bom desempenho da CPU para executar games e softwares mais exigentes, por sua vez, depende da presença de uma boa GPU conectada ao sistema.

Outra coisa que favorece o produto Intel, é que o processador Core i7 da 9ª geração está à venda no Brasil por quase duas vezes o seu preço. Logo o Core i5 é uma opção muito mais interessante para aqueles que querem pagar menos na hora de montar seu PC. Mas, fica a dica: existem concorrentes que também podem ser interessantes, custando mais ou menos o mesmo valor e oferecendo boas ofertas de recursos.

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.