Câmeras de smartphones: Conheça a diversidade de lentes

Compartilhe

Câmeras teleobjetiva, ultra wide e macro são encontradas nos smartphones Samsung e Motorola. Os representantes da empresa explicaram como eles funcionam.

Não apenas o sensor principal, mas a ultra wide, a teleobjetiva e a macro também estão presentes em smartphones de primeira linha e até intermediários. Os sensores ToF e as teleobjetivas fazem parte da totalidade dos tipos de lentes para celulares. Com a chegada de smartphone com câmeras com três, quatro e até cinco lentes podem surgir dúvidas sobre como essas funcionam.

Câmera principal

conheça-a-diversidade-de-lentes-para-smartphones-1

Este é o sensor usado quando o usuário inicializa o software da câmera. A Motorola e a Samsung afirmam que é a câmera mais multifuncional, ou seja, a mais comumente usada.

A Samsung já afirma que ,no geral, possuem um ângulo de abertura de aproximadamente oitenta graus. Por canta da versatilidade da câmera, o iPhone XR, o celular móvel mais vendido em 2019, tem em apenas um sensor na parte de trás do telefone que pode fazer o modo retrato por meio do software.

Câmera ultra wide

conheça-a-diversidade-de-lentes-para-smartphones-2

Também chamada de grande ampla, procura fornecer uma ampla área de visão. É feita para dar a sensação de que quem está usando a câmera está mais longe do que realmente está. Segundo a empresa Motorola, “é indicada tirar fotos da paisagem ou imagens com toda a família junta para o almoço de domingo, para aumentar o campo de captura de fotos”.

A Samsung diz que seus modelos de smartphones usam curvatura de 120º ou mais. A Motorola já diz que usa câmeras ultra wide de 117º. A empresa sul-coreana destaca ainda a capacidade de distorção da câmera digital.

Já os sul-coreanos, o Galaxy A50, favorito dos brasileiros durante a Black Friday 2019, tem essa lente dentro do kit fotográfico. A Motorola, em alternativa, câmera grande angular está presente no Motorola One Action e, logo em seguida, também foi colocada no Moto G8 Plus.

Câmera macro

conheça-a-diversidade-de-lentes-para-smartphones-7.jpg

A câmera macro foi feita para tirar fotos bem de perto de objetos. De acordo com a Motorola, a lente permite tirar fotos com até 5x mais detalhamento e geralmente é recomendada para fotos com o objeto a menos de 10 cm de distância. A empresa sul-coreana diz que o câmera permite que você tire fotos com detalhes difíceis de perceber.

A organização estadunidense entregou a inovação no Motorola One Macro e depois de renovar a linha Moto G com os novatos Moto G8 e Moto G8 Power, que se destacam por terem a câmera macro nos. A Samsung apresentou o Galaxy A51 e o Galaxy A71 que também possuem lentes feitas para tirar fotos com os objetos bem de perto.

No entanto, existem diferenças dentro das câmeras das agências: ao mesmo tempo que o smartphone da Motorola tem uma câmera macro com resolução de 2 MP, os smartphones sul-coreanos têm uma câmera digital que captura fotos de até 5 MP.

Câmera de profundidade

conheça-a-diversidade-de-lentes-para-smartphones-5

 

É a câmera conhecida por fazer o famoso modo retrato, aquelas fotos populares que têm o fundo desfocado. De um modo geral, Motorola e Samsung relatam que o item pode identificar a profundidade da foto para obter o efeito bokeh. O empresa estadunidense explica o funcionamento da câmera digital: “faz um mapeamento para descobrir o que está mais próximo ou mais longe e ajuda a câmera principal a identificar dos planos”.

A Motorola disponibilizou a câmera de profundidade nos smartphones da marca com o Moto G5S Plus. A Samsung popularizou o modo retrato nos celulares da empresa com o Galaxy Note 8.

Câmera teleobjetiva

conheça-a-diversidade-de-lentes-para-smartphones-3

Igualmente conhecida como telefoto, oferece zoom óptico à câmera do celular. Ambos os fabricantes declaram que é muito usado para aproximar a fotografia sem falta de resolução. A Samsung avalia que a câmera é usada para “destacar elementos do objeto ou da paisagem, mantendo fotos de alta qualidade”.

A câmera teleobjetiva já está no Galaxy A9 (2018) e igualmente no Galaxy S10. A empresa estadunidense também traz a lente no modelo Motorola One Zoom, que promete aproximar a fotografia até 3 vezes sem perda de qualidade.

Câmera de ação

conheça-a-diversidade-de-lentes-para-smartphones-4

A câmera de ação é exclusiva em smartphones da marca Motorola. Funciona de forma parecida da câmera GoPro para gravar vídeos em movimento. A empresa também informa que é possível filmar com o celular na vertical e assistir com ele na horizontal.

O recurso pode ser benéfico para oferecer conforto ao usuário enquanto grava uma cena e depois a reproduz em vários canais. A câmera é presente no Motorola One Action, um celular Motorola destinado a gravar vídeo em movimento.

Câmera ToF

 

 

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 70

A câmera Time of Flight também é chamada de sensor 3D. O componente garante maior precisão em fotos no modo retrato. A Samsung diz que a tecnologia lança feixes de luz para medir quão distantes podem estar ou quão grandes são os objetos. “Ela também ajuda no foco dinâmico que aplica efeitos de desfoque e distorção no fundo das fotos e vídeos”, diz a empresa sul-coreana.

A Samsung usa o nome DepthVision para se referir ao sensor ToF nos celulares da marca. A câmera ToF está presente na nova linha Galaxy S20. O sensor não é usado nos smartphone da Motorola.

Câmera periscópica

A Samsung lançou a novidade nos celulares da empresa no modelo Galaxy S20 Ultra. A lente é conectada à câmera teleobjetiva e é composta por prismas que prometem deixar a foto mais próxima sem grande perda de resolução. No caso dos sul-coreanos, o fabricante utiliza uma combinação de zoom óptico e zoom digital para ter uma aproximação de até 100x. Todavia, quanto mais próximo, maior é a perda de qualidade da imagem.

A tecnologia também é presente no Huawei P30 Pro, um telefone celular chinês com uma câmera potente. O celular concorrente pode aumentar o zoom em até 50 vezes. A empresa chinesa garante que o celular é capaz de tirar fotos da lua.

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.