Como checar IMEI do celular

Compartilhe

O IMEI é um número único que serve para identificar cada um dos celulares fabricados no mundo. Através desse código, é possível descobrir informações sobre o telefone e saber se há algum impedimento legal para o funcionamento no país, como é o caso dos dispositivos não homologados, conhecidos como piratas. No Brasil, é possível checar o IMEI do celular através de um site autorizado pela Anatel.

Confira também:
Como rastrear um celular Android usando o Encontre meu Dispositivo
6 funções poucos conhecidas do Google Chrome para celular

como-checar-imei

Como encontrar o código IMEI

Uma das formas mais rápidas para descobrir qual é o código de identificação de cada celular é pelo discador de chamadas. O código aparece automaticamente ao digitar *#06#, tanto em smartphones com Android ou iPhone (iOS). Não é preciso clicar no botão “ligar”.

como-checar-imei
Outra maneira de visualizar o IMEI é procurar na própria caixa do telefone. O código fica impresso em uma etiqueta de registro na parte de trás ou em uma das laterais, como no exemplo abaixo.

como-checar-imei

Como checar o IMEI no iPhone (iOS)

Passo 1. Além do menu de discagem, você pode descobrir o código de identificação nas configurações do aparelho. Abra o menu “Ajustes” e depois selecione a opção “Geral”.

como-checar-imei
Passo 2. No menu “Geral”, selecione a opção “Sobre”. Nessa janela, é possível verificar o IMEI ao fim da tela.

Como checar o IMEI no Android

Passo 1. Nos celulares com o sistema operacional Android, o IMEI pode ser achado dentro do menu “Configurar”. Ao final da tela, basta acessar a opção “Sobre o telefone”.

como-checar-imei
Passo 2. Na janela exibida, basta descer até o fim da página para visualizar o código de identificação do celular.

Como checar a situação do IMEI pela Anatel

Depois de conseguir o código, a situação do celular poderá ser visualizada na plataforma Celular Legal, disponível no site da Anatel em https://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao.
Passo 1. Com o portal Celular Legal aberto, clique na opção “Consulte aqui a situação do seu aparelho de celular”.


Passo 2. Na tela seguinte, basta digitar o IMEI do telefone a ser analisado e confirmar os caracteres de verificação. Em seguida, o site exibirá a situação do IMEI digitado.

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.