Coronavírus: saiba como usar seu PC para ajudar nas pesquisas sobre o vírus

Compartilhe

Confira como usar a capacidade de processamento do seu computador para participar da iniciativa que ajuda cientistas na busca pela vacina e pelos remédios ideais para o tratamento do novo coronavírus.
Qualquer usuário pode participar do auxílio no combate ao novo coronavírus.

Confira também
Home office: cinco dicas para melhorar a conexão Wi-Fi na quarentena
6 aplicativos em alta no isolamento que podem facilitar a sua vida

folding@home

O projeto Folding@Home permite que qualquer usuário doe parte do processamento de seu computador para auxiliar no combate ao novo coronavírus. O projeto usa vários PCs espalhados pelo mundo para destinar frações de cálculos para cada dispositivo conectado.

Dessa maneira, cientistas que buscam por uma vacina ou remédios para tratar o Convid-19 ganham tempo e capacidade de processamento para fazer contas, reconstruir formas em desenhos 3D, entre outras tarefas.

Veja a seguir como doar parte do processamento do seu computador para ajudar nas pesquisadas relacionadas ao novo coronavírus.

A grande preocupação gerada pelo surgimento do novo vírus tem motivado milhões de pessoas a participarem do projeto.

O Folding@Home já concentra poder de processamento na casa dos 470 petaflops, correspondente a 2x a capacidade do Summit, supercomputador mais poderoso do planeta na atualidade.

Como funciona

O Folding@Home é um projeto que começou em 2000. A palavra “folding” vem de “protein folding”, ou enovelamento de proteínas em português. Essas proteínas, assim como as que formam o vírus, passam pelo processo para assumir uma forma tridimensional específica, permitindo que realizem suas funções. Descobrir como acontecem esses processos é fundamental para entender o comportamento do novo coronavírus.

Participando do Folding@Home, seu computador receberá alguns fragmentos do grande empenho computacional para calcular como o coronavírus se comporta. Esses resultados podem proporcionar informações aos cientistas para criarem estratégias e medicamentos antivirais capazes de bloquear a ação do vírus no organismo.

Como participar

Não há requisitos mínimos de hardware para participar do projeto, porém computadores com placas gráficas dedicadas acabam tendo muito mais desempenho disponível dada a grande capacidade das placas de AMD e Nvidia em processamento paralelo.

Outro ponderamento que você precisa fazer é que as tarefas são intensas e podem fazer seu computador perder performance. Mas, por outro lado, você pode interromper o aplicativo e deixá-lo em operação apenas quando você não está usando o computador.

Passo 1

Você precisa baixar o aplicativo que irá rodar no seu PC. Para isso, entre no site https://foldingathome.org/start-folding/. Há versões para Windows, Linux e macOS;

etapa-1-pesquisa-coronavirus

Passo 2

Instale o aplicativo normalmente. No fim do processo, o navegador vai abrir em uma página web: você pode fazer ajustes simples e ver sua pontuação no projeto a partir dela;

etapa-2-pesquisa-coronavirus

Passo 3

Para abrir o app em si, ache o FAHControl no seu computador;

etapa-3-pesquisa-coronavirus

Passo 4

Clique em “Configure”, em seguida na aba “Advanced” e certifique-se de que o item “Any” está selecionado em “Cause preference”. Note que há outras doenças sendo pesquisadas pelo projeto, porém, se você quiser colaborar com estudos relacionados ao coronavírus a recomendação é selecionar “any”. Com a seleção feita, clique em “Save”;

etapa-4-pesquisa-coronavirus

Passo 5

Não é necessário criar uma conta ou usar um nome, porém, se quiser, é possível inserir na aba “Identity”. O que você colocar no campo “Name” será mostrado nos rankings do Folding@Home com a sua pontuação.

Em “Team Number”. é possível as pessoas criem times, que ordenam as classificações entre os membros. Com tudo, isso é opcional e você pode deixar tudo como está, se desejar colaborar anonimamente;

etapa-5-pesquisa-coronavirus

Passo 6

Na tela inicial, é feita a configuração do comportamento do aplicativo. Em seguida, clicando em “Fold”, depois que seu computador tiver feito download de uma tarefa, você inicia o processo de cálculo. Se o “status” estiver em “Ready”, significa que seu PC já tem uma tarefa e você já pode começar a contribuir;

etapa-6-pesquisa-coronavirus

Passo 7

Em “Folding power”, você determina a intensidade de processamento destinada ao Folding@Home. Em “Low”, seu computador não irá perder tanta performance e as tarefas ficarão reunidas no processador, e em “Medium”, notebooks com placa de vídeo dedicada acionam a GPU para realizar tarefas mais pesadas e em “Full” seu computador ficará quase que totalmente dedicado ao projeto.

etapa-7-pesquisa-coronavirus

Passo 8

Na caixa “Selected Work Unit”, você acompanha dados em tempo real sobre a tarefa que seu PC está fazendo, como tempo estimado para concluí-la;

etapa-8-pesquisa-coronavirus

Passo 9

Se quiser, você pode pausar e interromper as tarefas selecionando-as individualmente e clicando nos botões de controle;

etapa-9-pesquisa-coronavirus

Confira também
Home office: cinco dicas para melhorar a conexão Wi-Fi na quarentena
6 aplicativos em alta no isolamento que podem facilitar a sua vida

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.