Como manter sua conta Google segura em 4 passos simples

Compartilhe

A segurança de dados importantes na web é fundamental, seja na conta Google ou em qualquer outra parte da internet. As redes sociais e serviços de e-mail têm evoluído cada vez mais para garantir a segurança do usuário através de perguntas específicas para a recuperação de senhas, contatos como número de celular e e-mails de pessoas confiáveis, entre outras ferramentas.

Confira também:
Como recuperar sua conta do Google só usando seu e-mail
Backup Google Fotos: como visualizar fotos salvas na nuvem

Uma das empresas que mais costuma disponibilizar maneiras de proteger a sua conta é o Google. Algumas dicas – desconhecidas por alguns usuários – podem contribuir muito para a proteção contra invasões e eventual roubo de senhas. Saiba mais a seguir.

1. Tenha sempre um e-mail ou telefone para recuperação registrado

Quem tem uma conta no Google sabe que o serviço sempre solicita aos seus usuários que cadastrem um telefone celular ou e-mail (que pode ser uma segunda conta ou a conta de alguém confiável) para tornar a recuperação da conta mais rápida, útil e, principalmente, segura.
Para isso, é só acessar as configurações de segurança da plataforma e, depois, selecionar “Telefone de recuperação” ou “E-mail de recuperação” para adicionar uma das duas informações – ou ambas, caso queira.

Created with GIMP

2. Use códigos de backup para quando você quiser recuperar sua conta Google

Caso algo aconteça com a sua conta Google e você não tenha o seu celular disponível e não possa acessar outro e-mail, vale ter em mãos códigos de backup que podem ser muito úteis na hora de recuperar o acesso à sua conta. Eles são disponibilizados em 10 combinações diferentes.
Para obtê-los, é só acessar o menu “Segurança” do Google e, em “Como fazer login no Google”, acessar “Verificação em duas etapas”. Por fim, é só localizar “Códigos de backup” e gerar os seus. Lembre-se de tê-los sempre ao alcance para fazer a recuperação de sua conta Google em qualquer hora ou lugar.

3. Controle o acesso de outros aplicativos à sua conta Google

Outra dica de segurança bem importante é controlar quais aplicativos podem acessar a sua conta Google. Isso porque podem existir diversas ferramentas tendo acesso a informações sigilosas e importante, como arquivos salvos em seu smartphone, as quais você nem mesmo usa ou nem lembra que estão lá.
Por isso, é sempre importante ficar de olho. Para isso, acesse de novo o menu “Segurança” e selecione a opção de apps de terceiros com acesso à conta. Por fim, e só selecionar “Gerenciar o acesso de terceiros” para selecionar quais ferramentas podem acessar suas informações e quais devem ser desativadas.

 

 

Created with GIMP

4. Use a verificação em duas etapas

Diversos aplicativos e redes sociais permitem usar a verificação em duas etapas para manter sua segurança. A conta Google não é diferente. Esse tipo de verificação funciona através de um código que é solicitado mesmo depois que o usuário já tenha inserido a senha de acesso à sua conta.
Assim, mesmo que algum hacker tenha conseguido sua senha, fica mais difícil acessar o perfil quando é necessário descobrir também o token usado para a verificação. Para ativar o recurso na conta Google, basta acessar “Segurança” e, depois, “Como fazer login no Google”. Por fim, é só acessar “Verificação em duas etapas”.

Dica extra: Verifique sua conta Google manualmente

Sempre que necessário, você também pode acessar a página de verificação de segurança para verificar quais aparelhos acessaram sua conta, a lista de aplicativos que têm acesso às suas informações, sua atividade recente e também se o Google encontrou algum fator de risco para sua segurança. Caso suspeite de que algo não está indo bem, recorra às dicas acima e mude sua senha para impedir que a conta Google seja invadida.

Created with GIMP

Confira também:
Como recuperar sua conta do Google só usando seu e-mail
Backup Google Fotos: como visualizar fotos salvas na nuvem

Compartilhe

Posts recentes

seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.